30 de junho de 2008

Cupido (18 de junho de 2007)

I
Cupido retorna triunfante
E encosta na parede a aljava com flechas
Faltam duas
Também uma rosa sumiu do jardim

Brotam das faces amantes, sorrisos.
Que são jardins destruídos?
Ela ganhou uma flor
Ele ganhou uma flor

E ela tem nome: Carolina
Dessa rosa de Cupido ele cuida

E queria quatro braços
Para mais a abraçar
A rosa Carolina sorri
E sente-se envolvida pelos braços que ele queria ter.

Cupido gargalha e se sacode
"Como são divertidos os apaixonados!
Como passam tanto tempo se olhando
Se tocando
Se querendo
Se perdendo.
Olha, a noite já caiu
E os amantes não se dão conta!"
E ri e gargalha e se sacode
E, num gesto repentino,
Derruba a aljava com flechas
E elas despencam limbo abaixo.

Chuva de flechas de Cupido
Rega o corpo dos amantes
(E ele não mais ri, pois se preocupa
A regra é clara: duas flechas por casal;
É o suficiente para trazer paixão.
"E agora, o que vai acontecer?")
Passada a chuva, Cupido os olha
E constata, aliviado
Amor nasceu nesses dois seres que de tanta paixão foram regados

II
Fala o amante:
Diariamente somem rosas
Poesias e canções
Eu as pego para dar-lhas, Carolina
Sente todo o meu amor, já que é só seu
Vem comigo, agradeçamos a Cupido
Que, acidentalmente, tanto nos concedeu.

Fala Carolina:
Vou contigo e agradeço a Cupido
Vou contigo não só nessa ocasião
Quero dar-lhe todo dia meus abraços
Me olha como sua mulher
Mas vê em mim uma amiga também
Nisso se diferencia o amor
Quero-te sempre, mas, antes, quero-te bem.

Fala Cupido:
Queria eu ter tantas flechas de paixão
Para a todos encharcar e dar amor
Mas o que fez do meu erro esse milagre
O que mudou um sentimento volátil em eterno
Isso ainda desonheço.
Conta-me, Carolina
Como foi que aconteceu.

Carolina diz:
Cupido, se alegre, pois seu dever
É dar paixão e isso é bom e necessário
O amor vem para aqueles que, tendo tanto
Se contentam com o pouco
Que, se querendo, sabem quando procurar
Que vivem, sim, de abraços mas respeitam seus espaços
Que, sendo um, ainda têm individualidade
Para aqueles que se admiram e respeitam
Para esses vem o amor.

III
Cupido joga flechas para o alto
E se diverte vendo os apaixonados
Carolina ganha mais uma rosa
E canta com seu par uma canção
Mesmo no amor maduro, são eternos namorados
Desejam ter mais olhos para caber na lembrança cada momento
Desejam saber mais palavras para contar do sentimento
Desejam mais horas no dia para passarem lado-a-lado
Desejam tanto ter quatro braços...

E Cupido sorri a seus filhos.

Nenhum comentário: